ATIVIDADES PROPOSTAS PARA A SEMANA DE 04/05/2020 À 08/05/2020
As atividades devem ser realizadas no caderno do aluno do 1º Bimestre (apostila) ou no caderno. Enviar fotos das atividades realizadas para o e-mail julianamalago@prof.educacao.sp.gov.br (atenção para a mudança do endereço de e-mail). Não esquecer de nomear as fotos com seu nome e sobrenome e numerá-las na ordem correta, para facilitar a correção. No corpo do e-mail, colocar o nome completo, número e turma em que está matriculado.
Atividade 1: Retomada da pesquisa proposta na época pré-quarentena.
Tempo estimado: 30 minutos
Tempo estimado: 30 minutos
Objetivo: Pesquisar dados sobre o abastecimento de água na região da escola.
Antes do decreto que estabeleceu a situação de emergência e a suspensão das aulas presenciais, propus para os estudantes do 2ºA e do 2ºB que realizassem uma pesquisa em grupo, com os temas presentes da atividade 3A (página 33) do caderno do aluno. Essa pesquisa foi suspensa e agora, é necessário retomá-la, para continuidade dos estudos. Porém, será retomada em formato diferente do proposto inicialmente.
Os estudantes farão uma pesquisa que responda aos seguintes itens:
1) Como é o sistema de abastecimento de água da escola (qual represa, distribuidora, etc).
2) Quais são os rios e córregos da região da escola (nome, extensão, aonde nascem, qual rio é sua foz, etc).
3) Os rios e córregos da região passaram por mudanças ao longo dos anos? Quais?
Para facilitar a pesquisa, a "região da escola" pode ser considerada a cidade de Santo André. Atentar-se aos dados da pesquisa e detalhar o máximo possível, uma vez que trata-se de um tema objetivo.
Como o tema exige cuidado ao pesquisar, seguem sugestões de sites:
É necessário navegar por outras páginas dos sites para uma pesquisa de qualidade. Outros sites também podem ser utilizados.
Realizar as anotações no caderno e não esquecer de anotar as fontes (endereço completo dos sites) da pesquisa.
Atividade 2: Sistematização dos conceitos
Tempo estimado: 45 minutos
Objetivo: Sistematizar e aprofundar os conceitos abordados ao longo das atividades realizadas até o momento.
Realizar a atividade 3C da página 33 do caderno do aluno. Responder as perguntas no caderno de química.
Atividade 3: Aprofundamento
Tempo estimado: 45 minutos
Tempo estimado: 45 minutos
Objetivo: Conhecer o histórico de transformação do rio "Tamanduateí", desde a fundação da cidade de São Paulo e identificar os impactos dessa transformação em nosso cotidiano.
Assistir ao documentário "Entre rios" disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=Fwh-cZfWNIc. Após assistir ao documentário, produzir texto de no mínimo 30 linhas que relacione o conteúdo do documentário com as seguintes questões: A) como a transformação dos rios influencia no ciclo hidrológico e, consequentemente, no abastecimento de água para a população? B) Quais foram os impactos ambientais causados pela transformação do rio? C) Como a transformação do rio se relaciona com a ocorrência de enchentes?
O texto deverá ser enviado para o e-mail informado no início do post até o dia 11/05/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário