quarta-feira, 13 de maio de 2020

Atividades de Historia - 7B - Prof. Edson


EE INACIA TERUKO INAGAKI

ENSINO FUNDAMENTAL

Prof. – Edson Melo - Disciplina: História    /Email: edson01maio@gmail.com

Atividade semanal: Aula 2

Ano: 7ºB


Caros Alunos  
Esta é a Segunda aula à distância de História. Nesta aula continuaremos a estudar a Expansão Marítima Europeia.
As atividades propostas devem ser respondidas em seu caderno, pois este será verificado assim que voltarmos para à sala de aula, que espero seja breve !!!
Bons estudos!!!

Expansão Marítima Europeia.   (parte 2)   
Chama-se Descobrimento da América a chegada e ocupação da América pelo navegador Cristóvão Colombo (1452-1516) em 12 de outubro de 1492.
A expedição foi patrocinada pelos reis católicos de Espanha, Fernando de Aragão e Isabel de Castela.
Atualmente, questiona-se o uso da palavra "descobrimento" para nomear este feito, pois as terras já se encontravam habitadas por povos nativos.

A Busca pelo Oriente

Com as dificuldades importas pelos turcos ao comércio europeu, após a tomada de Constantinopla em 1453, a busca por uma rota alternativa à Mediterrânea se tornou prioridade para a Europa.
Neste momento, Portugal liderava uma série de expedições marítimas que o levou a tomar posse das ilhas atlânticas como Açores, Madeira e da cidade de Ceuta, na África.
Em seguida, os portugueses foram se lançando a percorrer a África, mas sem perder de vista a costa deste continente.
Como os reis de Castela também se interessaram em se lançarem ao mar, ambas coroas assinaram vários tratados a fim de repartir as terras descobertas e por descobrir.
Um dos acordos assinados foi o Tratado de Tordesilhas, em 1492, que dividia o mundo entre Portugal e Espanha.

 

 Expedição Marítima de Colombo


Neste contexto, o navegador genovês Cristóvão Colombo alimentou a ideia de chegar às Índias navegando pelo poente. Ou seja: ele queria tentar um novo caminho até então inexplorado.
Esta rota era baseada no mapa do florentino Paolo Toscanelli (1397-1482), e a ideia foi apresentada ao rei de Portugal, Dom João II (1455-1495). O monarca negou o apoio, pois duvidava que fora possível fazê-lo.
Colombo parte para os reinos de Castela e Aragão em busca de ajuda. Apesar de unificadas, parte da nobreza castelhana queria continuar a sustentar guerras no continente europeu. A outra parte desejava arriscar-se em buscar o denominado "novo mundo".
Após sete anos de reuniões, discussões e intrigas, Colombo consegue dinheiro para realizar seu empreendimento. Assim, partiu em 13 de agosto de 1492, com apenas duas caravelas: Nina e Pinta e a nau Santa Maria.
A tripulação estava composta de 90 homens que chegaram à América 61 dias depois, aportando nas Bahamas e, logo depois, em Cuba e Santo Domingo.
Colombo acreditava ter encontrado as Índias e tentou por mais quatro vezes chegar aos mercados indianos. Sempre acreditou que tinha chegado à Ásia, porém suas incursões resultaram no descobrimento das Antilhas e da América Central
Um Novo Continente: América

Foi em 1504 que o navegador florentino a serviço da Espanha, Américo Vespúcio (1454-1512), classificou como um continente as novas terras descobertas.
O fato foi confirmado em 1513 pelo navegador Nuñez de Balboa (1476-1519) que atravessou a América Central e chegou ao oceano Pacífico.
Mais tarde, o cartógrafo Martin Waldseemüller (1470-1520) começaria a empregar o termo América em seus mapas, em homenagem a Américo Vespúcio, para designar o "novo mundo".
Por sua parte em 1519, o navegador português Fernão de Magalhães (1480-1521) iniciou a primeira viagem de circunavegação pelo planeta.
Rejeitado pelo rei português, ele se pôs a serviço do monarca espanhol Carlos I (1500-1558). Sua expedição partiu de Cádiz, e fez paradas nas Canárias, Recife e Buenos Aires. De lá, atravessou o Estreito de Todos os Santos que posteriormente foi chamado de "Magalhães" em sua homenagem.
Com isso, ele conseguiu chegar à Ásia, especialmente nas Filipinas e nas Ilhas Molucas.
Magalhães morreu em 1521, nas Filipinas, em combate com os nativos. A viagem foi concluída no ano seguinte pelo espanhol Juan Sebastián Elcano (1476-1526) e dezoito sobreviventes.


Após a leitura do texto acima, copie as questões abaixo e as responda em seu caderno.

1)    Por que o termo “Descobrimento da América” é questionado?
2)    Elabore um resumo, explicando como Colombo conseguiu apoio para a suas viagens.
3)    Qual o origem do nome de nosso Continente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário