As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto
como no word ou no caderno (pode ser
fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final
da atividade.
Se a imagem não estiver legível (não for possível ler)
não será realizada a correção.
(Observação
as atividades 01, 02, 03 e 04 foram da semana passada)
Atividade 05
Nesta semana iremos iniciar o
caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 2º série -
Ensino Médio.
Preencha os dados iniciais e leia
atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.
Ø
Atividade
01, 02, 03, 04, 05 - Página 2, 3 e 4 - Do
caderno " Aprender Sempre".
Leia o as informações no mínimo 02
vezes, se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as atividades
de 1 a 5, registre na apostila ou no caderno e envie o arquivo pelo link a
baixo:
2º B - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto,
imagem etc.
|
_________________________________________________________________________________
Está em anexo a atividade do livro:
Atividade
1
Faça uma lista dos textos
que você usa
em seu dia a dia,
por exemplo: lista
de supermercado, letra
de música, comentário de internet.
Atividade 2
Com base nas respostas do exercício acima, preencha o quadro abaixo, conforme os exemplos:
Gênero textual Tipo de
discurso Suporte
predominante
|
||
Biografia
|
Narrativo
|
livro, internet
|
Dissertação de vestibular
|
Dissertativo
|
folha de redação, caderno, internet
|
Bula de remédio
|
Prescritivo
|
parte embalagem de remédio, site
internet.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividade 3
Caros alunos,
Abaixo faremos
exercícios sobre a estrutura de um texto muito usado em processos seletivos, sobretudo no vestibular. A finalidade dos exercícios é ajudá-los a fazer uma
boa leitura do texto, para
depois entender como o
autor organizou seu texto em uma determinada estrutura, colocando as ideias de maneira coerente
e coesa.
Atividade
4
Faça uma leitura silenciosa do texto
abaixo, extraído do blog de Milo Araújo (https://miloaraujo.blogosfera. uol.com.br/), jovem entusiasta do uso de bicicleta.
DICA: use o dicionário físico
ou virtual (http://michaelis.uol.com.br/), se precisar.
O CLIMA MUDOU.
PRECISAMOS MUDAR TAMBÉM
Milo Araújo
Este sem dúvida é um Fevereiro bastante
incomum. Nos últimos
dias caiu mais água do que o esperado
para mês todo. A cidade ficou refém do caos e vimos imagens muito chocantes,
como a foto da Marginal Pinheiros tomada pela água, junto com os trilhos da
linha Esmeralda da CPTM, que liga Grajaú a
Osasco. Mesmo depois de parar de chover o clima seguiu
estranho. Muitas nuvens
e uma garoa chatinha que vem e volta
quando menos esperamos. Quem tem memória
de um novembro assim? Eu mesma, nascida
em 1993, nunca vi algo parecido. A constatação se forma rápido:
estamos vislumbrando o início de uma era de enormes
mudanças climáticas DE VERDADE. Não é fake
news, não é loucura do Al Gore,
não é não é histeria dos “ecochatos” como uns e outros
gostam de colocar.
Esta é uma década que exigirá de nós profunda reflexão e autocrítica.
Estamos recebendo muitos sinais do planeta
que o negócio tá ficando
feio mesmo. Parece que conseguimos vislumbrar o limite da exploração do homem sob a natureza, e a visão daqui não é nada boa. Para mim fica cada vez mais evidente
como esta postura humana arrogante e egocêntrica de ser sempre
o observador, o agente da ação e colocar
a todas as outras coisas
do mundo como objetos é o que nos trouxe
neste caminho de destruição, na levada
de tentar extrair tudo de qualquer lugar.
Não há nada que o
humano não possa acumular, absolutamente nada. Minerais, madeira, animais
domésticos e selvagens, água, ar, terra. Bens que obviamente pertencem a todo
ser vivente na face da terra, a gente cercou, privatizou, embalou, empacotou e
vendeu. A conta tinha que chegar. Seria loucura que um estilo de vida tão
inconsequente não teria consequências. Mas, e agora?
Muito me admira que diante de um cenário tão catastrófico, o hábito se
sobreponha a sobrevivência. Para além dos chavões já conhecidos como fechar a torneira ao escovar os dentes e por aí vai, me refiro também aos hábitos de consumo. Para mim, estes são os mais arraigados. Nossa
dependência por produtos embalados em plástico é
aterrorizante. Absolutamente tudo que consumimos no setor de alimentação vem embalado em plástico,
e nossa resistência para testar novos materiais,
menos agressivos ao meio
ambiente é gigante. Da mesma
forma que pessoas
que cursam trajetos
super possíveis de serem feitos
de bicicleta ou transportes públicos não conseguem se desapegar de seus
carros. Olhar para nós mesmos nunca se fez tão
urgente.
(Extraído e adaptado de:
https://miloaraujo.blogosfera.uol.com.br/2020/02/17/o-clima-mudou-precisamos-mudar-tambem/)
Atividade 5
Em duplas,
respondam às questões
que seguem, tendo
por base o texto acima. Questões:
a.
Qual o gênero textual
e o tipo de discurso
predominante? Por quê?
R.
b.
O
texto acima é organizado em parágrafos e cada um deles apresenta uma ideia
central. A fim de entender a estrutura
do texto, siga a ordem de numeração
dos parágrafos e resuma o que o autor diz em
cada um deles. Utilize cerca de duas ou três linhas para fazer o resumo de cada parágrafo, conforme o exemplo 1:
Primeiro parágrafo:
R. O autor apresenta seu ponto de vista: narra o episódio
das enchentes ocorridas em fevereiro na cidade de São Paulo, para comprovar que
estamos passando por mudanças climáticas.
Segundo parágrafo:
R. |
Terceiro parágrafo:
R. |
Quarto parágrafo:
R. |
Alguem sabe as respostas??
ResponderExcluir