sexta-feira, 8 de maio de 2020

2º Médio B - Língua Portuguesa - Atividades 05


As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto como no word ou no caderno (pode ser fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final da atividade.

Se a imagem não estiver legível (não for possível ler) não será realizada a correção.

(Observação as atividades 01, 02, 03 e 04 foram da semana passada)


Atividade 05

Nesta semana iremos iniciar o caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 2º série - Ensino Médio.
Preencha os dados iniciais e leia atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.

Ø  Atividade 01, 02, 03, 04, 05 - Página 2, 3 e 4 - Do caderno " Aprender Sempre".
Leia o as informações no mínimo 02 vezes, se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as atividades de 1 a 5, registre na apostila ou no caderno e envie o arquivo pelo link a baixo:



2º B - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto, imagem etc.



_________________________________________________________________________________

Está em anexo a atividade do livro:



Atividade 1
Faça uma lista dos textos que você usa em seu dia a dia, por exemplo: lista de supermercado, letra de música, comentário de internet.



  
Atividade 2
Com base nas respostas do exercício acima, preencha o quadro abaixo, conforme os exemplos:



Gênero textual                            Tipo de discurso                                       Suporte predominante
Biografia
Narrativo
livro, internet
Dissertação de vestibular
Dissertativo
folha de redação, caderno, internet

Bula de remédio

Prescritivo
parte embalagem de remédio, site internet.

















Atividade 3

Caros alunos,
Abaixo faremos exercícios sobre a estrutura de um texto muito usado em processos seletivos, sobretudo no vestibular. A finalidade dos exercícios é ajudá-los a fazer uma boa leitura do texto, para depois entender como o autor organizou seu texto em uma determinada estrutura, colocando as ideias de maneira coerente e coesa.

Atividade 4
Faça uma leitura silenciosa do texto abaixo, extraído do blog de Milo Araújo (https://miloaraujo.blogosfera. uol.com.br/), jovem entusiasta do uso de bicicleta.
DICA: use o dicionário físico ou virtual (http://michaelis.uol.com.br/), se precisar.



O CLIMA MUDOU. PRECISAMOS MUDAR TAMBÉM
Milo Araújo

Este sem dúvida é um Fevereiro bastante incomum. Nos últimos dias caiu mais água do que o esperado para mês todo. A cidade ficou refém do caos e vimos imagens muito chocantes, como a foto da Marginal Pinheiros tomada pela água, junto com os trilhos da linha Esmeralda da CPTM, que liga Grajaú a Osasco. Mesmo depois de parar de chover o clima seguiu estranho. Muitas nuvens e uma garoa chatinha que vem e volta quando menos esperamos. Quem tem memória de um novembro assim? Eu mesma, nascida em 1993, nunca vi algo parecido. A constatação se forma rápido: estamos vislumbrando o início de uma era de enormes mudanças climáticas DE VERDADE. Não é fake news, não é loucura do Al Gore, não é não é histeria dos “ecochatos” como uns e outros gostam de colocar.
Esta é uma década que exigirá de nós profunda reflexão e autocrítica. Estamos recebendo muitos sinais do planeta que o negócio ficando feio mesmo. Parece que conseguimos vislumbrar o limite da exploração do homem sob a natureza, e a visão daqui não é nada boa. Para mim fica cada vez mais evidente como esta postura humana arrogante e egocêntrica de ser sempre o observador, o agente da ação e colocar a todas as outras coisas do mundo como objetos é o que nos trouxe neste caminho de destruição, na levada de tentar extrair tudo de qualquer lugar.
Não há nada que o humano não possa acumular, absolutamente nada. Minerais, madeira, animais domésticos e selvagens, água, ar, terra. Bens que obviamente pertencem a todo ser vivente na face da terra, a gente cercou, privatizou, embalou, empacotou e vendeu. A conta tinha que chegar. Seria loucura que um estilo de vida tão inconsequente não teria consequências. Mas, e agora?
Muito me admira que diante de um cenário tão catastrófico, o hábito se sobreponha a sobrevivência. Para além dos chavões conhecidos como fechar a torneira ao escovar os dentes e por vai, me refiro também aos hábitos de consumo. Para mim, estes são os mais arraigados. Nossa dependência por produtos embalados em plástico é aterrorizante. Absolutamente tudo que consumimos no setor de alimentação vem embalado em plástico, e nossa resistência para testar novos materiais, menos agressivos ao meio ambiente é gigante. Da mesma forma que pessoas que cursam trajetos super possíveis de serem feitos de bicicleta ou transportes públicos não conseguem se desapegar de seus carros. Olhar para nós mesmos nunca se fez tão urgente.


Atividade 5
Em duplas, respondam às questões que seguem, tendo por base o texto acima. Questões:

a.     Qual o gênero textual e o tipo de discurso predominante? Por quê? R.



b.     O texto acima é organizado em parágrafos e cada um deles apresenta uma ideia central. A fim de entender a estrutura do texto, siga a ordem de numeração dos parágrafos e resuma o que o autor diz em cada um deles. Utilize cerca de duas ou três linhas para fazer o resumo de cada parágrafo, conforme o exemplo 1:

Primeiro parágrafo:

R. O autor apresenta seu ponto de vista: narra o episódio das enchentes ocorridas em fevereiro na cidade de São Paulo, para comprovar que estamos passando por mudanças climáticas.


Segundo parágrafo:
R.


Terceiro parágrafo:
R.



Quarto parágrafo:
R.






Um comentário: