As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto
como no word ou no caderno (pode ser
fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final
da atividade.
Se a imagem não estiver legível (não for possível ler)
não será realizada a correção.
(Observação
as atividades 01, 02 e 03 foram da semana passada)
Atividade 04
Nesta semana iremos iniciar o
caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 1º série -
Ensino Médio.
Preencha os dados iniciais e leia
atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.
Ø
Atividade 01 - Página 2, 3 e 4 - Do caderno " Aprender Sempre".
Leia o texto no mínimo 02 vezes,
se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as
questões de 1 a 5, registre na apostila ou no caderno e envie o arquivo no link
a baixo:
1º A - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto,
imagem etc.
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Está em anexo a atividade do livro:
Atividade 1
Leia o texto abaixo e responda às questões que seguem:
LER E NÃO ENTENDER (E NÃO DESCONFIAR ETC.)
Toda vaca
voa. Mimosa voa, portanto Mimosa
é vaca, certo?
Errado, caro leitor.
Dizer que toda vaca voa não
equivale a dizer
que tudo o que voa
é vaca. Se toda vaca
voa e Mimosa é vaca,
Mimosa voa. Mas, quando
se diz que toda vaca voa e que Mimosa
voa, não se pode deduzir
que Mimosa seja uma vaca.
Pode-se, quando
muito, dizer que Mimosa talvez seja uma vaca. Talvez; nada mais do que talvez.
Recentemente, grandes figuras de
nossos jornais e revistas escreveram sobre
relatórios que apontam a grave
situação do Brasil no que diz respeito à compreensão de textos. Não sabemos ler. Lemos e não
entendemos. Lemos e entendemos o que
queremos. Raciocinamos como ostras e montamos relações lógicas absurdas.
Na semana passada,
por exemplo, um texto em que discute
o emprego da vírgula, afirmei
que, se fosse verdadeira a tese de que, “vírgula
é para respirar”, os asmáticos colocariam vírgula depois de cada palavra escrita. Um leitor (cujo
nome não revelarei, por dever cristão)
perdeu preciosíssimo tempo
para insultar-me, dizendo que eu não deveria
atrever-me a falar
do que não conheço. “Minha
avó, que é asmática, lê muitíssimo
bem”, disse o gênio. E quem disse que asmáticos não sabem ler?
Outro leitor me pediu ajuda.
Diz ele que, ao ler o caderno
da filha, percebeu que a professora tinha inverti- do a ordem de um famoso
pensamento de Maquiavel. Em vez de “Os fins justificam os meios”,
a mestra escreveu “Os meios justificam os fins”.
O leitor diz que enviou
um bilhete à professora, mostrando-lhe o equívoco. Na aula, comentando o bilhete, a professora teria dito que, no caso,
a ordem não muda nada. (...)
Cara professora, se de fato a senhora
disse o que disse, desdiga,
em nome da lógica da língua e da nossa
classe, por favor.
Um dia
participei de um programa de televisão em que se discutia o trote em nossas universidades. Deixei clara - claríssima - minha posição
sobre essa atrasadíssima prática da sociedade
brasileira.
Citei o caso da faculdade de medicina da PUC de Sorocaba (atearam fogo em um calouro) e o da USP (um estudante morreu afogado na piscina da faculdade, durante
uma festa de arromba para
“saudar” os calouros). Disse - e repito
- que, em nome de uma “tradição” (estúpida), futuros médicos
- cuja razão de ser é a preservação da vida - não têm o direito de promover “festas”
de tortura e morte. Pronto!
O telefone da emissora ficou congestionado. Médicos
e estudantes de medicina queriam
saber o que tenho contra
eles e suas escolas. [...] (Pasquale
Cipro Neto, Folha de São Paulo, 11 abril
de 2002)
Questões:
1.
Quais são os quatro
problemas relatados pelo autor a respeito da língua portuguesa? Explique-os. Respostas:
•
Primeiro caso:
• Segundo caso:.
• Terceiro caso:
• Quarto caso:
2.
O autor do texto diz que
“Não sabemos ler”. Você concorda com esta afirmação? Por quê?
R.
3.
No
texto, são relatadas dificuldades de pessoas pertencentes a diferentes
profissões. Considerando que há uma professora e médicos que também têm problemas com a língua
portuguesa, a que conclusões
podemos chegar?
R.
4.
E você, caro aluno,
quais os problemas
que você tem quando o assunto é “língua portuguesa”?
R.
5.
Como você procura solucionar os problemas citados
na questão anterior?
R.
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