sexta-feira, 8 de maio de 2020

1º Médio A - Língua Portuguesa - Atividades 04


As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto como no word ou no caderno (pode ser fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final da atividade.
Se a imagem não estiver legível (não for possível ler) não será realizada a correção.

(Observação as atividades 01, 02 e 03 foram da semana passada)

Atividade 04

Nesta semana iremos iniciar o caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 1º série - Ensino Médio.

Preencha os dados iniciais e leia atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.

Ø  Atividade 01 - Página 2, 3 e 4 - Do caderno " Aprender Sempre".
Leia o texto no mínimo 02 vezes, se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as questões de 1 a 5, registre na apostila ou no caderno e envie o arquivo no link a baixo:


1º A - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto, imagem etc.



_________________________________________________________________________________
Está em anexo a atividade do livro:

Atividade 1

Leia o texto abaixo e responda às questões que seguem:


LER E NÃO ENTENDER (E NÃO DESCONFIAR ETC.)

Toda vaca voa. Mimosa voa, portanto Mimosa é vaca, certo? Errado, caro leitor. Dizer que toda vaca voa não equivale a dizer que tudo o que voa é vaca. Se toda vaca voa e Mimosa é vaca, Mimosa voa. Mas, quando se diz que toda vaca voa e que Mimosa voa, não se pode deduzir que Mimosa seja uma vaca. Pode-se, quando muito, dizer que Mimosa talvez seja uma vaca. Talvez; nada mais do que talvez.
Recentemente, grandes figuras de nossos jornais e revistas escreveram sobre relatórios que apontam a grave situação do Brasil no que diz respeito à compreensão de textos. Não sabemos ler. Lemos e não entendemos. Lemos e entendemos o que queremos. Raciocinamos como ostras e montamos relações lógicas absurdas.
Na semana passada, por exemplo, um texto em que discute o emprego da vírgula, afirmei que, se fosse verdadeira a tese de que, “vírgula é para respirar”, os asmáticos colocariam vírgula depois de cada palavra escrita. Um leitor (cujo nome não revelarei, por dever cristão) perdeu preciosíssimo tempo para insultar-me, dizendo que eu não deveria atrever-me a falar do que não conheço. “Minha avó, que é asmática, muitíssimo bem”, disse o gênio. E quem disse que asmáticos não sabem ler?
Outro leitor me pediu ajuda. Diz ele que, ao ler o caderno da filha, percebeu que a professora tinha inverti- do a ordem de um famoso pensamento de Maquiavel. Em vez de “Os fins justificam os meios”, a mestra escreveu “Os meios justificam os fins”. O leitor diz que enviou um bilhete à professora, mostrando-lhe o equívoco. Na aula, comentando o bilhete, a professora teria dito que, no caso, a ordem não muda nada. (...)
Cara professora, se de fato a senhora disse o que disse, desdiga, em nome da lógica da língua e da nossa classe, por favor.
Um dia participei de um programa de televisão em que se discutia o trote em nossas universidades. Deixei clara - claríssima - minha posição sobre essa atrasadíssima prática da sociedade brasileira.
Citei o caso da faculdade de medicina da PUC de Sorocaba (atearam fogo em um calouro) e o da USP (um estudante morreu afogado na piscina da faculdade, durante uma festa de arromba para “saudar” os calouros). Disse - e repito - que, em nome de uma “tradição” (estúpida), futuros médicos - cuja razão de ser é a preservação da vida - não têm o direito de promover “festas” de tortura e morte. Pronto! O telefone da emissora ficou congestionado. Médicos e estudantes de medicina queriam saber o que tenho contra eles e suas escolas. [...] (Pasquale Cipro Neto, Folha de São Paulo, 11 abril de 2002)

Questões:

1.      Quais são os quatro problemas relatados pelo autor a respeito da língua portuguesa? Explique-os. Respostas:

     Primeiro caso:

     Segundo caso:.

     Terceiro caso:

     Quarto caso:

2.      O autor do texto diz que “Não sabemos ler”. Você concorda com esta afirmação? Por quê?
 R.

3.      No texto, são relatadas dificuldades de pessoas pertencentes a diferentes profissões. Considerando que uma professora e médicos que também têm problemas com a língua portuguesa, a que conclusões podemos chegar?
R.


4.      E você, caro aluno, quais os problemas que você tem quando o assunto é “língua portuguesa”?
R.

5.      Como você procura solucionar os problemas citados na questão anterior?
R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário