sexta-feira, 8 de maio de 2020

3º Médio A e B - Língua Portuguesa - Atividades 03



As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto como no word ou no caderno (pode ser fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final da atividade.
Se a imagem não estiver legível (não for possível ler) não será realizada a correção.
(Observação as atividades 01 e 02 foram da semana passada)


Atividade 03

Nesta semana iremos iniciar o caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 3º série - Ensino Médio. (Quem não recebeu, a atividade está em anexo no final)
Preencha os dados iniciais e leia atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.

Ø  Atividade 01 e 02 - Página 2, 3 e 4 - Do caderno " Aprender Sempre".
Leia o as informações no mínimo 03 vezes, se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as atividades de 1  e 2, registre na apostila ou no caderno e envie o arquivo pelo link a baixo:


3º A - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto, imagem etc.


3º B - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto, imagem etc.




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Está em anexo a atividade do livro:



Nome da Escola: _______________________________________
Nome do Aluno: _________________________________________
Data:    /     /2020                           Ano/Turma    Série EM             


Ensino Médio – Terceira Série
Habilidades desenvolvidas nos exercícios abaixo:


H34 – Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de uma definição.
H11 – Inferir propostas subentendidas do autor para a resolução de determinado problema, com base na compreensão global do texto.
H41 – Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito    a histórias de leitura; deslegitimarão ou legitimação popular ou acadêmica; condições de produção circulação e recepção; agentes no campo específico (autores, financiadores, editores, críticos e leitores).



Atividade 1
Observe a imagem¹ a seguir:





a.     O que você na foto? Descreva com detalhes.




b.     Essa fotografia joga com o sentido literal (denotativo), como se discutiu anteriormente, e figurado (conotativo). Que expressão, carregada de uma mensagem simbólica, os fotógrafos tentaram reproduzir na imagem?



 c.      O que significa tal expressão?




d.     Você costuma usar alguma expressão idiomática no seu dia a dia? Se sim, compartilhe. Se não, indique aquela que é mais usada pelos seus colegas. Não se esqueça de apresentar o significado!

Como foi possível observar nesta atividade, combinações de palavras, aparentemente, sem nexo semântico (lógica de sentido), mas cheias de significados, como escreve João Anzanello Carrascoza na crônica:

Qual a graça?

“Engraçada a nossa língua. Ela tem cada coisa que a gente não entende se levar muito a sério. Por exemplo, o do ouvido. Não é um ouvido que tem pé, põe sapato e sai por correndo atrás de conversa fiada. Não é um que joga bola, faz gol e tem bolha às vezes. É outra coisa muito diferente [...].

Isso ocorre, porque a língua portuguesa dispõe de inúmeros recursos que tornam a comunicação mais rica e expressiva.

Atividade 2

Quão expressiva pode ser a Língua Portuguesa?

Para dar início a uma reflexão sobre a carga semântica que uma palavra pode assumir em um dado poema de viés social, por exemplo, é importante, antes, conhecer as diferentes expressões da língua.
Mas por onde começar? Uma possibilidade é se inteirar da produção literária de outros países, como o Brasil, ex-colônia de Portugal.

Veja um exemplo durante a leitura do poema abaixo!


POEMA DO FUTURO CIDADÃO²
José Craveirinha

Vim de qualquer parte
de uma nação que ainda não existe.
Vim e estou aqui!
Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.
Amor do que sou
e nada mais.
E
tenho no coração
gritos que não são meus somente
porque venho dum País que ainda não existe.
Ah! Tenho meu Amor a todos para dar
do que sou.
Eu!
Homem qualquer
cidadão de uma Nação que ainda não existe.



Em seguida, registre as suas primeiras impressões, fazendo as questões abaixo:


      a.     Esse Poema do Futuro Cidadão trata de quê? Descreva.


b.     O eu lírico usa expressões que ganham um sentido diferente do usual, tais como “amor para dar às mãos-cheias”. Como ela pode ser interpretada no contexto do poema?


     c.      Releia os seguintes versos:

          “Não nasci apenas eu
                 nem tu nem outro...
                 mas irmão.
                 Mas
                 tenho amor para dar às mãos-cheias.”
Responda: O que sugere o uso do conectivo mas?



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