As atividades podem ser realizadas em um arquivo de texto
como no word ou no caderno (pode ser
fotografada de uma forma legível) e enviar o arquivo ou imagem no link no final
da atividade.
Se a imagem não estiver legível (não for possível ler)
não será realizada a correção.
(Observação
as atividades 01 e 02 foram da semana passada)
Atividade 03
Nesta semana iremos iniciar o
caderno que vocês retiram na escola " Aprender Sempre" da 3º série -
Ensino Médio. (Quem não recebeu, a atividade está em anexo no final)
Preencha os dados iniciais e leia
atentamente as habilidades desenvolvidas descritas no material.
Ø
Atividade
01 e 02 - Página 2, 3 e 4 - Do caderno
" Aprender Sempre".
Leia o as informações no mínimo 03
vezes, se houver dúvidas de algumas palavras procure no dicionário. Realize as atividades
de 1 e 2, registre na apostila ou no
caderno e envie o arquivo pelo link a baixo:
3º A - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto,
imagem etc.
|
3º B - Link para enviar as respostas, postar em arquivo de texto,
imagem etc.
|
_______________________________________________________________
Está em anexo a atividade do livro:
Nome da Escola: _______________________________________
Nome do Aluno: _________________________________________
Data: /
/2020 Ano/Turma 3ª Série
EM
Ensino Médio – Terceira Série
Habilidades desenvolvidas nos exercícios abaixo:
H34
– Identificar recursos semânticos expressivos (antítese,
personificação, metáfora, metonímia) em segmentos de um poema, a partir de
uma definição.
|
H11
– Inferir propostas subentendidas do autor para a resolução de
determinado problema, com base na compreensão global do texto.
|
H41
– Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados
ao texto literário, no que diz respeito
a histórias de leitura; deslegitimarão ou legitimação popular ou
acadêmica; condições de produção circulação
e recepção; agentes
no campo específico (autores, financiadores, editores, críticos e leitores).
|
Atividade
1
Observe a imagem¹ a seguir:
¹ Disponível em: http://www.etimologista.com/2012/12/pequeno-dicionario-ilustrado-de.html Acesso em 20 jan. 2020.
a.
O que você vê na foto? Descreva com detalhes.
b.
Essa
fotografia joga com o sentido literal (denotativo), como se discutiu
anteriormente, e figurado (conotativo). Que expressão, carregada de uma mensagem simbólica, os fotógrafos tentaram
reproduzir na imagem?
c. O que significa tal expressão?
d.
Você
costuma usar alguma expressão idiomática no seu
dia a dia? Se sim, compartilhe. Se não, indique aquela que é mais usada pelos
seus colegas. Não se esqueça de apresentar o
significado!
Como
foi possível observar nesta atividade, há combinações de palavras, aparentemente, sem nexo semântico (lógica de sentido),
mas cheias de significados, como escreve João Anzanello Carrascoza na crônica:
Qual a graça?
“Engraçada a nossa língua. Ela tem cada coisa que a gente não entende
se levar muito a sério.
Por exemplo, o pé do ouvido.
Não é um ouvido que tem pé, põe sapato
e sai por aí correndo
atrás de conversa
fiada. Não é um pé que joga bola, faz gol e tem bolha às vezes.
É outra coisa muito diferente
[...].
Isso
ocorre, porque a língua portuguesa dispõe de inúmeros
recursos que tornam
a comunicação mais rica e expressiva.
Atividade
2
Quão expressiva pode ser a Língua Portuguesa?
Para dar
início a uma reflexão sobre
a carga semântica que uma palavra
pode assumir em um dado
poema de viés social,
por exemplo, é importante, antes,
conhecer as diferentes expressões da língua.
Mas por onde começar? Uma possibilidade é se inteirar da produção
literária de outros países, como o Brasil, ex-colônia de Portugal.
Veja um exemplo durante a leitura do poema abaixo!
POEMA DO FUTURO CIDADÃO²
José Craveirinha
Vim de qualquer parte
de uma nação que ainda não existe.
Vim e estou aqui!
Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.
Amor do que sou
e nada mais.
E
tenho no coração
gritos que não são meus somente
porque venho dum País que ainda não existe.
Ah! Tenho meu Amor a todos para dar
do que sou.
Eu!
Homem qualquer
cidadão de uma Nação que ainda não existe.
tenho no coração
gritos que não são meus somente
porque venho dum País que ainda não existe.
Ah! Tenho meu Amor a todos para dar
do que sou.
Eu!
Homem qualquer
cidadão de uma Nação que ainda não existe.
Em
seguida, registre as suas primeiras impressões, fazendo as questões abaixo:
a. Esse Poema do Futuro Cidadão
trata de quê? Descreva.
b.
O eu lírico usa
expressões que ganham um sentido diferente do usual, tais como “amor para dar
às mãos-cheias”. Como ela pode ser interpretada no contexto do poema?
c. Releia
os seguintes versos:
“Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.”
“Não nasci apenas eu
nem tu nem outro...
mas irmão.
Mas
tenho amor para dar às mãos-cheias.”
Responda: O que sugere o uso do conectivo mas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário