2ª ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE
9º ANO – Profas.
EMANUELA e SHEILA
Olá, alunos!!! Saudades de todos!
Essa atividade encontra-se nas páginas 06 a 08 da apostila Aprender Sempre – Vol. 3
Click e responda no link de sua turma:
Profa. Emanuela (9ºA/9ºC): https://forms.gle/u9d96JPBjRTDXmKbA
Profa. Sheila (9ºB/9ºD): https://forms.gle/Fb3xb7ZRGiDuY1qU6
Caso
tenha alguma dúvida ou queira compreender melhor os textos, assista à aula
do CMSP do dia 15/10 neste link: https://www.youtube.com/watch?v=RxyvgwJ0F0w&list=PLAbRprP4phEi9pzcnjOywaEbwkAzrfDK2&index=64
Você
pode assistir a partir do minuto 11:15, a leitura do texto começa no minuto
19:10
Apostila
Aprender Sempre – Vol. 3: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_9ano_AprenderSempreRecApr.pdf
AULA
2
IDENTIFICANDO
AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
OBJETIVOS
DA AULA
• Identificar causas das mudanças climáticas;
• Analisar informações e argumentos para a
sustentação dos diferentes posicionamentos.
1) Analise as imagens a seguir e faça uma reflexão, evidenciando as inferências que podem ser extraídas a partir delas. Tome nota, registrando as suas considerações e demais informações.
Imagem Pixabay. Disponíveis em:
<https://pixabay.com/pt/illustrations/co2-gases-de-escape-4767388/
https://pixabay.com/pt/images/search/aquecimento%20global/>. Acesso em: 23
jun. 2020
1) Leia
com atenção o Texto 3, a seguir:
Texto 3
“Diálogos na USP” discute as mudanças
climáticas e possíveis soluções
As mudanças climáticas estão acontecendo agora
e não precisamos esperar o futuro para ver os efeitos.
Especialistas garantem que a solução passaria
por medidas de Estado.
André Netto 22/03/2019A Organização das Nações
Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de
limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de 2°C em relação aos
níveis pré-industriais”, corre o sério risco de não ser alcançada. Isso porque
as principais economias, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, estão
aquém de suas promessas. O planeta está, agora, quase um grau mais quente do
que estava antes do processo de industrialização, de acordo com a Organização
Meteorológica Mundial (OMM). Os 20 anos mais quentes da história foram
registrados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015 a 2018 ocupam os
quatro primeiros lugares do ranking, diz a OMM. O ano passado, por exemplo,
bateu todos os recordes. Se essa tendência continuar, as temperaturas poderão
subir de 3 a 5 graus até 2100.
Mas, afinal, o quão quente o planeta ficou e o
que podemos fazer em relação a isso?
Para falar sobre mudanças climáticas e as
possíveis soluções, o Diálogos na USP recebeu os professores Emerson Galvani,
do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas da USP, presidente da Associação Brasileira de Climatologia entre 2008
e 2010, e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e presidente
da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.
Marcelo Marini alerta para o fato de que as
mudanças climáticas já estão ocorrendo, não é algo que ocorrerá no futuro.
"Não é um clique para daqui a pouco, esse clique já aconteceu",
comenta. Segundo o professor, os problemas não têm apenas viés econômico, mas
também um grande impacto ambiental, sendo que "o grande problema ambiental
hoje é a perda de biodiversidade", causada principalmente pela ação humana
e por essas mudanças no clima. "O ser humano insiste em contribuir com
esse processo e não atender às questões globais, atendendo apenas aos
interesses econômicos", afirma.
Emerson Galvani destaca que não há mais dúvidas
de que o planeta está esquentando: "Hoje já é consenso que a temperatura
está aumentando, tanto em áreas urbanizadas quanto não urbanizadas". De
acordo com o professor, a causa seria "uma força natural, associada aos
ciclos geológicos, e uma força humana". Ele cita como exemplo de força
humana os veículos que utilizamos no dia a dia e que liberam gases estufa.
2) Após a
leitura e compreensão deste texto, responda às perguntas a seguir.
a) Do que
o texto fala?
b)
Releia este trecho:
“A Organização das Nações
Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de
limitar o aumento da temperatura média global ‘abaixo de 2°C em relação aos
níveis pré-industriais’, corre o sério risco de não ser alcançada”.
Como essa afirmação é
sustentada no texto?
c) Que
causas são atribuídas a esse fato?
d) Observando
as causas antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três intervenções que
você, individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir a velocidade dessas
mudanças climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas ideias.
Estudante,
é importante que você compreenda a relevância do tema, bem como as
circunstâncias envolvidas. A sua participação, suas opiniões e conhecimentos
sobre a temática, certamente, poderão ser complementados com outros conteúdos
relacionados, trabalhados em outros componentes curriculares, como ciências e
geografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário