terça-feira, 10 de novembro de 2020

2ª ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE

 

2ª ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE

9º ANO – Profas. EMANUELA e SHEILA

Olá, alunos!!! Saudades de todos!

Essa atividade encontra-se nas páginas 06 a 08 da apostila Aprender Sempre – Vol. 3

Click e responda no link de sua turma:


Profa. Emanuela (9ºA/9ºC) https://forms.gle/u9d96JPBjRTDXmKbA


Profa. Sheila (9ºB/9ºD): https://forms.gle/Fb3xb7ZRGiDuY1qU6


Caso tenha alguma dúvida ou queira compreender melhor os textos, assista à aula do CMSP do dia 15/10 neste link: https://www.youtube.com/watch?v=RxyvgwJ0F0w&list=PLAbRprP4phEi9pzcnjOywaEbwkAzrfDK2&index=64

Você pode assistir a partir do minuto 11:15, a leitura do texto começa no minuto 19:10

 

Apostila Aprender Sempre – Vol. 3: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_9ano_AprenderSempreRecApr.pdf



AULA 2

IDENTIFICANDO AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

OBJETIVOS DA AULA

•  Identificar causas das mudanças climáticas;

•  Analisar informações e argumentos para a sustentação dos diferentes posicionamentos.

 1)  Analise as imagens a seguir e faça uma reflexão, evidenciando as inferências que podem ser extraídas a partir delas. Tome nota, registrando as suas considerações e demais informações.


Imagem Pixabay. Disponíveis em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/co2-gases-de-escape-4767388/ https://pixabay.com/pt/images/search/aquecimento%20global/>. Acesso em: 23 jun. 2020

 

1)    Leia com atenção o Texto 3, a seguir:

 

Texto 3

“Diálogos na USP” discute as mudanças climáticas e possíveis soluções

As mudanças climáticas estão acontecendo agora e não precisamos esperar o futuro para ver os efeitos.

Especialistas garantem que a solução passaria por medidas de Estado.

 

André Netto 22/03/2019A Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global “abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais”, corre o sério risco de não ser alcançada. Isso porque as principais economias, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, estão aquém de suas promessas. O planeta está, agora, quase um grau mais quente do que estava antes do processo de industrialização, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). Os 20 anos mais quentes da história foram registrados nos últimos 22 anos, sendo que os anos de 2015 a 2018 ocupam os quatro primeiros lugares do ranking, diz a OMM. O ano passado, por exemplo, bateu todos os recordes. Se essa tendência continuar, as temperaturas poderão subir de 3 a 5 graus até 2100.

Mas, afinal, o quão quente o planeta ficou e o que podemos fazer em relação a isso?

Para falar sobre mudanças climáticas e as possíveis soluções, o Diálogos  na  USP recebeu os professores Emerson Galvani, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, presidente da Associação Brasileira de Climatologia entre 2008 e 2010, e Marcelo Marini Pereira de Souza, titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto.

Marcelo Marini alerta para o fato de que as mudanças climáticas já estão ocorrendo, não é algo que ocorrerá no futuro. "Não é um clique para daqui a pouco, esse clique já aconteceu", comenta. Segundo o professor, os problemas não têm apenas viés econômico, mas também um grande impacto ambiental, sendo que "o grande problema ambiental hoje é a perda de biodiversidade", causada principalmente pela ação humana e por essas mudanças no clima. "O ser humano insiste em contribuir com esse processo e não atender às questões globais, atendendo apenas aos interesses econômicos", afirma.

Emerson Galvani destaca que não há mais dúvidas de que o planeta está esquentando: "Hoje já é consenso que a temperatura está aumentando, tanto em áreas urbanizadas quanto não urbanizadas". De acordo com o professor, a causa seria "uma força natural, associada aos ciclos geológicos, e uma força humana". Ele cita como exemplo de força humana os veículos que utilizamos no dia a dia e que liberam gases estufa.

 

2)    Após a leitura e compreensão deste texto, responda às perguntas a seguir.

 

a)    Do que o texto fala?

 

b)    Releia este trecho:

“A Organização das Nações Unidas vem alertando que a meta do Acordo de Paris, assinado em 2015, de limitar o aumento da temperatura média global ‘abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais’, corre o sério risco de não ser alcançada”.

Como essa afirmação é sustentada no texto?

 

c)    Que causas são atribuídas a esse fato?

 

d)    Observando as causas antrópicas, provocadas pelo homem, pense em três intervenções que você, individualmente, poderia fazer para ajudar a diminuir a velocidade dessas mudanças climáticas. Escreva um parágrafo expondo suas ideias.

 

Estudante, é importante que você compreenda a relevância do tema, bem como as circunstâncias envolvidas. A sua participação, suas opiniões e conhecimentos sobre a temática, certamente, poderão ser complementados com outros conteúdos relacionados, trabalhados em outros componentes curriculares, como ciências e geografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário