Pais e responsáveis
Pensando na necessidade do momento, em nos mantermos resguardados para nossa segurança, iremos sugerir neste período, algumas atividades para as crianças fazerem com o seu auxílio.
- • Em nosso caderno de classe irão iniciar a atividade do dia sempre com a data, o dia da semana e o nome completo.
- • Em seguida, fazer o alfabeto e pedir para circular algumas letras: um dia você pode pedir para circular as vogais, no outro para circular as letras do nome dele e assim variar nos nomes já conhecidos por eles.
- • E para ficar mais divertido, podem também assistir um vídeo no YouTube chamado: Música do alfabeto só com personagens infantis, do canal Aquarela Kids https://www.youtube.com/watch?v=VgUAWAX5dcI&fbclid=IwAR1FYkgcua6IYWh-8f9BfKcXg18A1ZXnrdU_NX92Xlc5jSx4NiIBkjAY24E ao final todos que estiverem presentes podem entrar na brincadeira e dizerem nomes diferentes do que já foi dito e que inicia com cada letra.
- • Fazer uma lista de 3 a 5 nomes de colegas de classe e sempre trocar os nomes, não fazer sempre os mesmos.
- • Ainda na lista de palavras, também podem colar no caderno imagens de frutas, objetos, comidas e outros, recortadas de revistas e jornais velhos, e nomear.
- • Da mesma forma, lista de ingredientes utilizados em alguma receita que farão, tarefas do dia, brincadeiras e por aí vai. A variedade pode ser enorme.
- • Você pode ler uma história e pedir para a criança recontar, ilustrar e localizar algumas palavras que você ditou e que esteja na página aberta (ajude-os a encontrar, questionando sobre qual é a primeira, qual a última, etc.)
• Em matemática sugerimos...
- Pratiquem contagem de diversos objetos; pode usar tampinhas, coleções de pedras, brinquedos ou qualquer objeto. Um material bastante útil são os próprios lápis dos alunos.
- Peça com frequência que os alunos registrem alguns números ditados por você no caderno. Fale um número ou escreva e peça que ele represente a quantidade por meio de desenhos.
- Crie junto com eles, situações simples (com números pequenos) em que precisem resolver somando ou subtraindo.
- Registre durante qualquer atividade, a data (dia, mês e ano) e o dia da semana, questionando sempre sobre os dias (Que dia foi ontem? E amanhã?)
- Localizar dias da semana no calendário, assim como datas importantes ou comemorativas. Mostre o dia e mês em que a família comemora o aniversário.
- Durante a rotina em casa, explore o máximo de números com eles, número de calçados, roupas e medida de qualquer receita.
- Faça observação do clima tempo.
- Realize no caderno as sequências numéricas e sempre leia junto com eles após a realização.
- Compare quantidades, explorando o que tem mais ou menos, maior ou menor.
- Se o aluno tiver facilidade com números ou sequência numérica, peça que conte de 2 em 2 ou na ordem decrescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário