quinta-feira, 26 de março de 2020

Sugestões para os 1º anos A e B das professoras Bruna e Milleya


Pais e responsáveis

Pensando na necessidade do momento, em nos mantermos resguardados para nossa segurança, iremos sugerir neste período, algumas atividades para as crianças fazerem com o seu auxílio.

  1. Em nosso caderno de classe irão iniciar a atividade do dia sempre com a data, o dia da semana e o nome completo.
  2. Em seguida, fazer o alfabeto e pedir para circular algumas letras: um dia você pode pedir para circular as vogais, no outro para circular as letras do nome dele e assim variar nos nomes já conhecidos por eles.
  3. E para ficar mais divertido, podem também assistir um vídeo no YouTube chamado: Música do alfabeto só com personagens infantis, do canal Aquarela Kids https://www.youtube.com/watch?v=VgUAWAX5dcI&fbclid=IwAR1FYkgcua6IYWh-8f9BfKcXg18A1ZXnrdU_NX92Xlc5jSx4NiIBkjAY24E  ao final todos que estiverem presentes podem entrar na brincadeira e dizerem nomes diferentes do que já foi dito e que inicia com cada letra.
  4. Fazer uma lista de 3 a 5 nomes de colegas de classe e sempre trocar os nomes, não fazer sempre os mesmos.
  5. Ainda na lista de palavras, também podem colar no caderno imagens de frutas, objetos, comidas e outros, recortadas de revistas e jornais velhos, e nomear.
  6. Da mesma forma, lista de ingredientes utilizados em alguma receita que farão, tarefas do dia, brincadeiras e por aí vai. A variedade pode ser enorme.
  7. Você pode ler uma história e pedir para a criança recontar, ilustrar e localizar algumas palavras que você ditou e que esteja na página aberta (ajude-os a encontrar, questionando sobre qual é a primeira, qual a última, etc.)

Em matemática sugerimos...
  1. Pratiquem contagem de diversos objetos; pode usar tampinhas, coleções de pedras, brinquedos ou qualquer objeto. Um material bastante útil são os próprios lápis dos alunos.
  2. Peça com frequência que os alunos registrem alguns números ditados por você no caderno. Fale um número ou escreva e peça que ele represente a quantidade por meio de desenhos.
  3. Crie junto com eles, situações simples (com números pequenos) em que precisem resolver somando ou subtraindo.
  4. Registre durante qualquer atividade, a data (dia, mês e ano) e o dia da semana, questionando sempre sobre os dias (Que dia foi ontem? E amanhã?)
  5. Localizar dias da semana no calendário, assim como datas importantes ou comemorativas. Mostre o dia e mês em que a família comemora o aniversário.
  6. Durante a rotina em casa, explore o máximo de números com eles, número de calçados, roupas e medida de qualquer receita.
  7. Faça observação do clima tempo.
  8. Realize no caderno as sequências numéricas e sempre leia junto com eles após a realização.
  9. Compare quantidades, explorando o que tem mais ou menos, maior ou menor.
  10. Se o aluno tiver facilidade com números ou sequência numérica, peça que conte de 2 em 2 ou na ordem decrescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário