quinta-feira, 26 de março de 2020

69 Sugestões de atividades para o Fundamental dos Anos iniciais

HORA DE TODOS SE AJUDAREM!!!

De um dia para o outro as coisas que pareciam apenas exigir de nós um cuidado especial com a higiene e a forma como lavávamos nossas mãozinhas nos colocou diante de uma situação especial que exige de alguns isolamento, as vezes quarentena e no nosso caso distanciamento daqueles que tanto amamos e que sem eles, nós somos apenas um prédio vazio sem risos, gritos, barulho e aprendizagens.Pensando nas famílias e em nossos alunos e na necessidade de proporcionar momentos harmoniosos de alguma forma enquanto fazemos nossa parte e nos distanciamos do perigo na segurança de nossas residências elencamos aqui algumas sugestões e orientações de jogos, brincadeira, livros, sites e aplicativos que estão disponíveis para todos nos.

DESCONECTADOS

O que podemos fazer longe da internet?
Cada casa tem uma realidade diferente, faça as suas adaptações para este momento.
Com esse clima de outono é de se imaginar que as crianças ficam um tempo maior na cama, o que é bem-vindo também.
Assim podemos começar nossas sugestões de atividades com seus familiares;

1. Rever as lições dadas neste ano em sala e junto com a criança relembrar algumas atividades e informações (faça perguntas sobre o que foi trabalhado naquele dia;

2. Para os anos iniciais sugerimos trabalhar a leitura diária do alfabeto em forma de brincadeira;

3. Desenhar as letras do alfabeto no caderno ou recortar as letras (maiúsculas) do alfabeto de revistas,
jornais e colar em (qualquer papel mais grosso) se preferir, tornando-a mais resistente pois você poderá usar a mesma atividade em diferentes aprendizagens.

4. Fazer a leitura e solicitar que aponte a letra do seu NOME e escreva-o no caderno;

5. A cada dia avance numa letrinha até escrever o nome completo;
6. Sempre motivar e questionar sobre “quem tem o nome que começa com a mesma letra” do seu nome?

7. Você se lembra dos amiguinhos da sala e que também começa com a mesma letra inicial do seu nome?

8. Qual é a primeira letra do nome? E qual é a última?

9. Fazer rimas com o nome; (RAFAELA/JANELA, MIGUEL/PINCEL,JOAQUIM/ALECRIM);

10. Mostrar uma imagem ou foto de um objeto (por exemplo, prato) e pedir que as crianças encontrem outros objetos na casa cujos nomes rimem com o solicitado;

11. Quantas vogais tem seu nome? (A, E, I,O,U);

12. Quantas letras tem no seu nome? Marque no caderno.

13. Pintar as letras ou escrever o nome de todos os componentes familiares;

14. Cantar a música do Suco Gelado do material do Ler e escrever como o modelo;

15. Fazer uma lista com o nome dos produtos que utilizou na mesa do café; (xícara, copo, café, açúcar, leite, pão, torradas, achocolatados, colher, faca, manteiga,...)

16. Solicitar que separe o que é objeto e o que é alimento, manuseando e SEPARANDO os itens sobre a mesa e depois escrevendo no caderno;

17. Neste momento a participação das crianças na organização do espaço e cuidados ajudando e explicando a importância desse momento juntos. Eles podem retirar os (talheres, xícaras, copos) da mesa. Guardar manteiga e leite na geladeira. Você explica onde, e o porquê deve ser colocado ali (cuidados com os alimentos);

18. Fazer a relação de utensílios da casa: quantidade de garfos, facas, colheres, pratos, o que tem a mais ou a menos;

19. Seriar e classificar os objetos (o que pertence a sala?) (SOFÁ, RACK, TAPETE, APARADOR, TELEVISÃO, CORTINA, PORTA, JANELAS...);

20. O que pertence a cozinha? O que pertence ao quarto?

21. Quais itens de higiene guardamos no banheiro?

22. Organizar a geladeira e a dispensa fazendo uma classificação (legumes, frutas, líquidos, secos…). Bater foto do antes e depois para validar se separou corretamente;

23. Organizar o armário de roupas, fazendo a mesma classificação e contabilizando as peças (aproveitar para separar para doação se quiser);

24. Usar etiquetas ou postit para identificar objetos do quarto ou da casa;

25. Usar o metro para registrar a altura dos pequenos em algum local da casa e deixar para registrar mensalmente se possível;

26. Fazer uma linha do tempo da sua vida, com foto e escrever a legenda com a idade e o momento da foto;

27. Contar a história de vida de cada criança; (Pode ser na oralidade ou registrar no caderno para os maiores);

28. Começar um diário ou / blog/ vlog/ Instagram/ e registrar os dias de distanciamento social;

29. Pesquisar sobre algo do seu interesse (algum animal, artista, desenho, cantor, youtuber, jogos);

30. Com o apoio da família escolher e fazer uma receita deliciosa e compartilhar a receita, cuidando da estrutura do gênero receita, e como são apresentadas as receitas em geral (título, doce ou salgado, ingredientes, modo de fazer, tempo, rendimento), poste uma foto e marque nossa escola;

31. Como podemos dobrar ou triplicar uma receita? Reescreva- as novas quantidades no caderno;

32. Ajudar a criança a realizar uma entrevista com alguém da família incentivando a elaboração de boas perguntas;

33. Verificar se tem alguém que mora perto de você precisando de seu carinho e amizade e desenhar algo ou perguntar se você poderia ajudá-lo neste período de quarentena através de bilhetinhos virtuais ou mensagens na entrada da (casa/prédio/condomínio) para alegrar seu dia.

34. Pedir para que um adulto ensine uma brincadeira da sua época, (amarelinha, pião, dominó, mãe da rua, fubeca, pega-pega, pula corda, registrar em foto e em texto;

35. Registrar as regras das brincadeiras;

36. Ler um livro por prazer, acompanhe pelo face que colocaremos algumas sugestões https://www.facebook.com/…/p.102956788015…/102956788015174/… ;

37. Mandaremos através do facebook, links de histórias lidas no YouTube;
https://www.instagram.com/camilaluana_oficial/?fbclid=IwAR241PJS7WMDEm_ivXX6HNNUjIJebbE9Iazg50qkgDegl23X0kGamQ0fZhQ

38. Leitura deleite (ler apenas por prazer de ler). Neste caso não precisa fazer nenhuma intervenção;

39. Leitura feita pela família com algumas intervenções para ampliar o conhecimento sobre o que leu;

40. Antes de ler, comentar sobre a capa do livro, autor, ilustrador, cores das imagens, qual cor predomina?

41. Ler o título ou deixar que eles leem e comente sobre o que acham que a história vai falar? Por que você acha que é sobre isso que o livro vai falar?

42. Leia o livro naturalmente, fazendo as pausas e respeitando a pontuação do começo ao fim;
43. Depois de ler retome e pergunte se o que ele pensou antes de ler realmente aconteceu ou não e como ele percebeu isso. Deixem que expliquem suas hipóteses do antes e depois;

44. Registrar quem são os personagens da história;

45. Em qual momento da história aconteceu algum fato importante e que chamou sua atenção? Comentar sobre.

46. Ao ler a história fazer paradas estratégicas e pedir que a criança comente os acontecimentos;

47. Registrar através de um desenho um outro início, meio ou final para a história;

48. Reescrever o final da história de um livro que você ouviu e criar o seu;

49. Observar e respeitar a sequência dos fatos, começo meio e fim (manhã, tarde ou noite);

50. Anotar os números que vê na casa, ordenar e escrever de onde tirou cada um deles;

51. Fazer a experiência do detergente e do prato simbolizando o vírus e o cuidado com a higiene: https://youtu.be/uOF9TXCXvQM

52. Fazer um depoimento em vídeo e postar marcando nossa escola https://www.facebook.com/escolainaciaterukoinagaki/ que vamos adicionar;

53. Registre seus momentos, suas atividades e marque a escola para que possamos encontrar e compartilhar em nossa rede;

54. Elaborar cartazes sobre os cuidados de prevenção do corona vírus e pedir autorização para colar no elevador do prédio ou em algum lugar da casa;

55. Escrever todas as partes do corpo que você possui dois ou mais (olhos, pernas, dedos…);

56. Enviar números (como fichas) e propor que ordenem, joguem batalha dos números, escrevam por extenso, somem, diminuam, multipliquem, dividam – (pode ser feito a mesma coisa com as letras);

57. Criar problemas matemáticos com estes números enviados;

58. Resolver o problema com ajuda da família;

MOMENTO DE BRINCAR EM FAMÍLIA

59. Usar um boneco de pano que ao jogar para o alto e cair você deverá deitar ao lado do boneco recriando a mesma posição;

60. Organizar os brinquedos e registrar seus nomes;

61. Jogo da memória que pode ser confeccionado com 2 rótulos iguais recortados e colados em outra superfície para que não possa ser visto quando virar a carta na mesa;

62. Jogo do quem sou eu. (coloca-se uma palavra na testa e se faz perguntas ao que está a frente e vai se fazendo perguntas cujas respostas só podem ser sim ou não, até adivinhar o que está escrito);

63. Sugestões de Jogos: (trilha, mico, Uno, detetive, War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Cluedo,
xadrez...);

64. Stop/Adedonha (sorteia-se uma letra para escrever nome, cor, cidade, objeto…);

65. Ratinho (deve-se fazer uma malha quadriculada de pontos. Cada jogador liga dois pontos. O objetivo é fechar o máximo de quadrados possíveis, e impedir que o outro jogador feche.);

66. Atividades de passatempo (cruzadinha, forca, caça-palavras);

67. Jogo de pontos e registro das rodadas e dos jogadores (vareta, Uno, dominó, Imagem e Ação…);

68. Nunca dez (para jogar é necessário dois dados e palitos. O jogador joga os dois dados, soma os pontos e pega o número de palitos. Aí é a vez do outro jogar. Toda vez que somar dez, deve-se amarrar os palitos com um elástico.

69. Elefante colorido (alguém chama: “Elefante colorido!” e a criança pergunta: “Que cor eu sou?”. Em seguida, a pessoa diz uma cor e a criança deve encontrar em algum objeto da casa).

https://www.facebook.com/didyouknowworld1/photos/pcb.1528130230695361/1528129877362063/?type=3&theater

https://www.facebook.com/didyouknowworld1/photos/pcb.1527205764121141/1527204844121233/?type=3&theater

Fontes:
Sugestões das professoras e do material do Ler e Escrever/Emai
Sugestões das alunas e do Grupo Clarissa Pereira Pedagoga
Sugestões de atividades disponibilizadas na internet;
Reorganizado pela coordenadora: Giselma Roberto Cardoso
Equipe Inácia Teruko Inagaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário