quinta-feira, 26 de março de 2020

Sugestão de atividades do 2º Ano A profª Juliana



Pelas orientações do Governador as próximas duas semanas estaremos em recesso e as outras duas em férias. 
Contudo durante o recesso e quanto mais durar essa suspensão devemos orientar os estudos dos nossos alunos.


Hoje estamos iniciando o nosso recesso e neste momento vamos procurar fazer atividades que já eram desenvolvidas em sala de aula.

1° Gostaria que vocês utilizassem um caderno novo do kit, só para essas atividades.

Escrevam na primeira folha:

Atividades do período de suspensão de aulas.

Todos os dias vamos fazer uma atividade nele. E como já estávamos acostumados todos os dias tem que ter a data de realização da atividade.

Então o cabeçalho  por enquanto será:
E nome completo!!! (Quando voltarmos todos devem saber o nome sem cometer erros ok??)
Se acharem mais fácil monte uma plaquinha com os pais de vocês!.

2. Atividade de hoje!

Lembram do nosso livro de cantigas???
Então!
Todos os dias vocês vão escutar uma cantiga da lista, bastante ou até decorar. Depois vai escrevê-la no caderno sozinhos e sem consultar!!!!
Depois que escreveu, pode procurar a letra da cantiga na internet.
Ai vocês vão comparar com o que vocês escreveram e circular as palavras que você escreveu errado.
Por último, embaixo da cantiga, pula uma linha e escreve as palavras com a ortografia correta.

Reservem no mínimo 1h30 para estudos!!!

Depois me mandem fotos para eu ver como ficou essa capa de abertura.
Podem mandar no privado para não encher os celulares de todos... e nem atrapalhar os que não podem receber mensagens o tempo todo

 Lista de cantigas

1 boi da cara preta
2 Itororó
3 brilha brilha estrelinha
4 pirulito de bate bate
5 cai cai balão
6 sapo cururu     
7 borboletinha
8 atirei o pau no gato
9 pintinho amarelinho
10 nana neném
11 dona aranha
12 pantera vir de rosa
13 sapo não lava o pé
14 a canoa virou


Hoje além da cantiga "Itororó" que deve ser realizada da mesma forma que ontem.

Vou solicitar que as crianças montem o calendário de março.
De preferência com uma régua.  Se não tiver improvisem com uma folha mais durinha ou um pedaço de papelão... enfim... rs

E copiem no caderno e respondam as perguntas:

1 Que dia do mês é hoje?
2 Que dia da semana cairá o dia 28?
3 Quantas terças feiras tem o mês de maio de 2020.


Durante os dias em casa estimulem eles a olharem o calendário de parede, procurar dias, feriados aniversários... oralmente mesmo. Ok?!

Hoje para quem já esta no grupo do classroom vou disponibilizar texto para leitura e interpretação
Qualquer duvida podem me chamar... se eu não atender na hora é pq estou com duas criaturinhas em casa tbm... rsrs
Como a cantiga é um pouco maior.
Eles podem escutar uma estrofe ate decorar e escrever.

Depois ouvem de novo mais um pedaço e escrevem.

Até acabarem as estrofes

 Vamos deixar combinado o seguinte todos os dias vou sugerir atividades.

As do classroom vou considerar como atividades extras para quem conseguir acessar... dedicar um tempo um pouco maior aos estudos.

Mas lembrem-se estamos em recesso, então nada de fazer um mundo de lição e ficar estressados...
Aproveitem para brincar, jogar, lembram-se daquele jogo de stop da escola... é legal fazer com eles!!!
Assistam filmes, leiam livros, façam receitas com eles.

Peçam ajuda nas atividades de casa, arrumar o quarto, organizar brinquedos, lavar louça... enfim...
Vamos um dia de cada vez.

Quando voltarmos vou ver todos os cadernos e isso vai nos ajudar bastante para comprovar as horas de estudos...😘.

Tenham calma
Vou ajudando vocês, podem mandar áudio , tirar dúvidas, vou fazer tudo que estiver ao meu alcance!😘


Dicas:

Para aqueles alunos que ainda estão em processo de alfabetização caso seja possível.
Baixar no celular os jogos para alfabetização educativos bem legais!

Cantiga Brilha Brilha.

Assistir o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=f61tsJRYjfU&feature=youtu.be

Ah colocar o nome da história!
3. Fazer uma ilustração


Para quem não consegue acessar vídeos:

O Grúfalo
(Júlia Donaldson)


Um ratinho foi passear na floresta escura.
A raposa viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai? Perguntou a raposa com brandura – Venha almoçar comigo, faço um almoço gostoso.
- Quanta gentileza raposa, mas não posso aceitar, já marquei com o Grúfalo para almoçar.
- Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Ele tem presas incríveis e garras terríveis. E em sua boca, dentes horríveis.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Perto dessas pedras é o lugar. E sua comida favorita é raposa frita.
- Raposa frita? Estou fora – a raposa falou – Adeus ratinho já me vou!
- Raposa boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
E lá se foi o ratinho caminhando pela floresta.
Uma coruja viu o ratinho que lhe pareceu apetitoso.
- Aonde você vai ratinho mimoso? Venha lanchar em minha casa, vai ser uma festa.
- muito obrigado raposa, mas não posso aceitar. Vou me encontrar com um Grúfalo para lanchar. - Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Ele tem pernas ossudas e patas peludas. E na ponta do nariz, uma verruga cabeluda.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Na beira desse rio é o lugar. Sorvete de coruja é o que ele gosta de tomar.
- Sorvete de coruja? Uhu, uhu, uhu adeus ratinho! – E a coruja bateu asas e voou.
- Coruja boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
E lá se foi o ratinho a caminhar. Uma cobra viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai ratinho mimoso? Vamos até minha casa e vamos festejar.
- Agradeço muito, cobra, mas não posso aceitar, já marquei com o Grúfalo de comemorar.
- Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Seus olhos são alaranjados, sua língua é preta, e tem espinhos pelas costas espetados.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Neste lago. Bem na beirada, e seu prato preferido é cobra assada.
- Cobra assada? É hora de me esconder! – E lá se foi ela sem mais dizer.
- Cobra boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
- Opa! – Disse o ratinho – Mas que criatura é essa com presas incríveis, garras terríveis e dentes horríveis? De pernas ossudas, patas peludas. E na ponta do nariz, uma verruga cabeluda? Com olhos são alaranjados, uma língua é preta, e espinhos pelas costas espetados.
- Oh! Socorro! Oh! Não, é um Grúfalo!!!
Minha coruja preferida. – Disse o Grúfalo então – Vai ficar gostoso no meio do pão.
- Gostoso? – Exclamou o ratinho – Dos bichos da floresta, sou o mais perigoso. Siga-me e verá isso sim, que todos aqui têm medo de mim!
Caminharam algum tempo até que o Grúfalo falou:
- Ouço um barulho aí na frente, você escutou?
- É a cobra – disse o ratinho – Oi cobra – falou de mansinho.
A cobra olhou para o Grúfalo e tremeu.
- Nossa! Adeus ratinho. – Foi embora depressa e se escondeu.
- Viu só? Disse o ratinho todo orgulhoso.
E o Grúfalo respondeu abismado:
- É espantoso!
Caminharam mais um pouco até que o Grúfalo falou:
- Ouço um piar nas árvores você escutou?
- É a coruja – disse o ratinho – Oi coruja – falou de mansinho.
A coruja olhou para o Grúfalo espantada.
- Adeus ratinho. – E voou para sua casa em disparada.
- Viu só? – Disse o ratinho contente. E o Grúfalo falou espantado:
- Surpreendente!
Seguiram adiante até que o Grúfalo falou:
- Ouço passos à frente, você escutou?
- É a raposa – disse o ratinho – Oi raposa – falou de mansinho.
Ao ver o Grúfalo a raposa empacou.
- Socorro! – Gritou – E, fugindo com medo, em sua toca entrou.
- Viu só Grúfalo? Como todos fogem de mim assustados? Mas agora a minha barriga está começando a roncar, e meu prato predileto é Grúfalo ensopado!
- O quê? Grúfalo ensopado?
- Tudo se acalmou na floresta frondosa. E o ratinho achou uma noz que estava muito gostosa.

Escrever:

1. Quais os personagens da história?

2. Quais as características do Grúfalo.


Cantiga de hoje:
Pirulito que bate bate.

Um probleminha para pensar e ilustrar.

Copiem no caderno.

No aquário que comprei, há 4 peixes vermelinhos.
Um laranja que é o rei e mais 10 amarelinhos.
Ao todo nadando juntos, quantos são os peixinhos?








Nenhum comentário:

Postar um comentário