segunda-feira, 30 de março de 2020

ATIVIDADES DE QUÍMICA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO – PROFESSORA JULIANA MALAGÓ


ATIVIDADES DE QUÍMICA – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO – PROFESSORA JULIANA MALAGÓ

As atividades realizadas podem ser enviadas em arquivo Word ou PDF para o e-mail juliana.malago@gmail.com (Não esquecer de colocar nome completo!) ou, caso não seja possível, podem ser entregues em mãos quando as aulas retornarem. Dúvidas podem ser tiradas utilizando-se a ferramenta de mensagem do Blog.

Atividade 1: Retomada sobre as aulas anteriores.

Tempo previsto: 15 minutos.

Objetivo: Relembrar o assunto que estava em discussão antes do recesso.

Para essa atividade, sugiro que os estudantes revisem os vídeos (Etanol sem fronteiras episódios 1, 2 e 3) vistos nas aulas de química (os links estão na página 29 do caderno do aluno), para lembrar o que estávamos discutindo antes do recesso. Para isso, o estudante também pode ler as anotações realizadas no caderno sobre esses vídeos.


Atividade 2: Experimento sobre fermentação.

Tempo previsto: 15 minutos.

Objetivo: Observar experimento que demonstre o processo de fermentação alcóolica.

Nesta atividade, os estudantes devem visualizar o vídeo “Fermentação das Leveduras”, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=b5bTW2NEpQ4.

Após ver o vídeo, o aluno deve responder as seguintes perguntas:

  1. Considerando os tubos de ensaio 1 (água e açúcar) e 3 (água, açúcar e fermento biológico), em qual ocorreu transformação química e em qual ocorreu transformação física?
  2. Que nome é dado para a transformação química que ocorreu?


Atividade 3: Fermentação alcóolica na produção de etanol.

Tempo previsto: 60 minutos.

Objetivo: Refletir sobre o processo de fermentação alcóolica como sendo uma transformação química.

Para essa atividade, os alunos devem ler os textos “Fermentação” e “Fermentação alcóolica” disponíveis em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3.php e https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica3_2.php. Durante a leitura, realizar anotações de palavras (pesquisar o significado) e conceitos (escrever o que compreendeu da leitura). Ao final das anotações, escrever um parágrafo que relacione o conceito de fermentação alcóolica com o conceito de transformação química.

Um comentário: