terça-feira, 27 de outubro de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 6A, 6B e 6C - Professor Rodrigo (27/10/2020)

 

Atividade 27/10/2020 
Interpretação de Texto




*************************************

Atenção

Qualquer tipo de dúvida dos pais e/ou alunos será respondida por meio dos seguintes contatos:



Email: rpolice@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao entrar em contato na primeira vez, favor identificar-se com nome e série no campo “Mensagem”;
·         Responderei no horário de aula.




                              
Wattsapp (Exclusivo para alunos): 11997682188  

      
      ·         Ao entrar em contato na primeira vez, favor identificar-se com nome e série;
·         Responderei no horário de aula.






Google Classroom (Via CMSP): Ainda não disponível



BlogÉ usado apenas para postar o conteúdo, nunca para tirar dúvidas.


       ·         Como não há identificação nos comentários, não o utilizarei para tirar dúvidas por organização e segurança;
·         Desconsidere qualquer informação minha ou de quem for nos comentários do Blog.


YoutubeÉ usado para corrigir as atividades







*************************************

1. Orientações para a atividade:


  • Atividade para ser entregue ao professor por foto;
  • A atividade deverá ser entregue por foto até o dia 10/11 de acordo com o cronograma da escola;
  • Qualquer dúvida poderá ser enviada para o email: rpolice@professor.educacao.sp.gov.br ou pelo WhatsApp;
  • Trabalho manuscrito;



***


2. Atenção aos conteúdos do exercício:
(Coloquei os vídeos para orientá-los sobre os conteúdos)

  • Verbos:










3. Atividade:
(Entregar)
(Não é necessário copiar o texto, apenas as questões)


O gafanhoto triste

 

O pobre gafanhoto sentia-se muito infeliz. Realmente, não lhe faltavam motivos para isso, pois tinha nascido com uma das patas mais curta do que a outra, e não podia saltar como os outros gafanhotos. Por isso, passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se.

Grande era a dor dos seus amigos, parentes e vizinhos ao verem o gafanhoto tão desconsolado. Todos tentavam animá-lo, contando-lhe histórias e dizendo-lhe frases filosóficas. Mas é claro, o que o gafanhoto queria mesmo era saltar.

Certo dia, um grilo e uma lagarta, amigos do gafanhoto, estavam passeando pelo bosque. Nisso, viram duas baratas que haviam encontrado algumas molas abandonadas. As duas estavam brincando com elas, dando saltos cada vez maiores.

O grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia no mesmo instante. Correram juntos para o gafanhoto, amigo deles, levando consigo uma das molas.

— Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema! Ande, experimente! —  Disse o grilo.

A princípio o gafanhoto teve suas dúvidas, porque não sabia bem como utilizar a mola. Mas com tempo e muito treino, chegou a dar saltos muito mais espetaculares do que seus colegas gafanhotos.

O gafanhoto transbordava de alegria. Tinha conseguido resolver seu problema, graças aos bons amigos que possuía.

 

 Responda no caderno:

 

1 – De acordo com o narrador, o gafanhoto “passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se”. Por quê?

 

2 - Segundo a história, o grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia para ajudar o amigo gafanhoto. Quando surgiu essa ideia?

 

3 - No trecho:  “— Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema!”, o travessão marca o início da fala de quem?