1ª ATIVIDADE DE PORTUGUÊS DO 4º BIMESTRE
9º ANO – Profas.
EMANUELA e SHEILA
Olá,
9º ano!
Estamos
na reta final, último bimestre. Continuem acompanhando e realizando as
atividades propostas...
As
questões a seguir podem ser respondidas no link:
Profa.
EMANUELA: https://forms.gle/WxDeoaiac3EFjqCq7
Profa.
SHEILA > https://forms.gle/X3P18PLRpuqrFBq26
Caso tenha alguma dúvida ou queira compreender melhor o texto, assista à aula do CMSP do dia 13/10 neste link: https://www.youtube.com/watch?v=QNtIoZOy00U&list=PLAbRprP4phEi9pzcnjOywaEbwkAzrfDK2&index=63
A
leitura do texto começa no minuto 14:50
Apostila
Aprender Sempre – Vol. 3: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/Aprender%20Sempre%20-%20Li%CC%81ngua%20Portuguesa/Anos%20Finais%20Vol3/ES_EF_AFinais_LP_9ano_AprenderSempreRecApr.pdf
Texto 1
O QUE O BRASIL GANHA COM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Marcos
Buckeridge é diretor do Instituto de Biociências da USP e presidente da
Academia de Ciências do Estado de São Paulo
O Brasil precisa acordar. Diante do maior
desafio já enfrentado pela humanidade, a mudança climática global, o País tem à
sua frente uma janela de uma a duas décadas para despertar. Precisa
intensificar programas de adaptação que, ao mesmo tempo, aproveitem as
oportunidades que o enfrentamento das consequências desse grande problema
oferece.
Evidências científicas mostram que, até meados
de 2040, o mundo deverá atingir a marca de 1,5 ºC, caso continuemos emitindo
gases de efeito estufa como ainda fazemos hoje. As pessoas perguntam: mas o que
significa para mim essa pequena variação de apenas 1 ºC? De fato, 1 ºC, ou
mesmo 1,5, ou até 3ºC podem significar muito pouco se considerarmos nossas
preferências pessoais. Porém, uma variação na temperatura média mundial de 1,5
ºC implica variações de temperatura, chuvas e vários eventos climáticos bem
mais amplos e intensos do que o significado pessoal de 1,5 ºC.
Os efeitos climáticos são, sobretudo, o que os
climatologistas chamam de eventos extremos, ou seja, mudanças no clima local
que provocam enchentes, secas, ondas de calor etc. A frequência desse tipo de
evento já vem aumentando em vários lugares do planeta. Em outras palavras,
teremos um maior número de noites quentes, maior frequência de tempestades,
maior probabilidade de ocorrência de eventos mais fortes como furacões e
tornados. Tudo isso exacerba os riscos relacionados à saúde humana, infraestrutura
das cidades, agricultura e muitos outros setores da sociedade.
A Conferência das Partes (COP) 21, realizada em
Paris em 2015, encomendou um relatório especial ao Painel Intergovernamental de
Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Os governos querem saber o que fazer para
evitar que o mundo ultrapasse a marca de 1,5 ºC.
O IPCC reuniu 91 pesquisadores de 40 países que
trabalharam durante dois anos com a contribuição de mais 133 pesquisadores de
todo o mundo. Os cientistas do IPCC examinaram mais de 6 mil publicações
científicas e responderam a mais de 42 mil comentários de cientistas e governos
dos 195 países da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes números são
importantes, pois salientam que as conclusões a que chegamos nesses relatórios
são fortemente embasadas na melhor ciência que existe no mundo. Na sua imensa
maioria, as publicações utilizadas são de papers científicos editorados. Além
disso, o IPCC proíbe fazer prescrições políticas. Em outras palavras, não
podemos indicar caminhos para os tomadores de decisão. As conclusões são
colocadas como o estado de arte da ciência naquele tópico e naquele momento;
por isso, devem servir apenas como guia para que o tomador de decisão escolha
por onde ir com embasamento sólido.
2) Após a
leitura e compreensão do texto, responda às perguntas a seguir.
a) De
acordo com o texto, defina o que é chamado de mudanças climáticas.
b) De
acordo com o texto, quais são as consequências das mudanças climáticas na vida
das pessoas?
c) E
você, o que pensa sobre as mudanças climáticas em relação às consequências
delas para as nossas vidas? Você acha que ainda é possível mudar o cenário
atual?
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