3ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE – 8º ANO B E C – PROFA. SHEILA
Vamos para nossa 3ª atividade do 3º bimestre! Façam o mais breve possível para não acumular!!!
Esta atividade encontra-se nas páginas 28, 29 e 30 do
Caderno do Aluno - Vol. 3 - Parte 1.
ASSISTAM à aula do Centro de Mídias transmitida em 14/08 - Nos labirintos das fake News.
https://www.youtube.com/watch?v=KDcLo4iP14A&list=PLSP3TdMpLABuFrMk8b2sQp2Y2-HNuNThZ&index=40&t=0s
Nessa aula, você assiste à leitura do texto, explicações, exercícios e correções.
AS QUESTÕES A SEGUIR (páginas 29 e 30)
ESTÃO DISPONÍVEIS NO GOOGLE FORMS, RESPONDAM POR LÁ, NESSE LINK:
https://forms.gle/9WGXwd3wQvC1n15Y9
1. Você sabe o que são fake news?
2. Dê um exemplo de uma fake news que circulou recentemente nas redes sociais ou nos noticiários.
3. Leia o texto, nas páginas 28 e 29, “Adolescentes são resgatados de uma caverna na região de Manaus”. Após a leitura do texto, responda às seguintes questões:
a) Como seria possível identificar se a notícia é verdadeira ou não?
b) Verifique no texto pistas que podem indicar tratar-se de uma notícia falsa.
c) É apresentada a fala de um especialista em Espeleologia. Sem consultar um dicionário, seria possível identificar o significado desse termo? Levante hipóteses sobre o significado.
d) A palavra espelunca tem a mesma origem da palavra espeleologia? Faça uma pesquisa e anote o significado das duas.
e) Na notícia, ocorre o que chamamos de intertextualidade, ou seja, há uma citação direta a outro texto. Identifique onde isso ocorre.
f) Os envolvidos no incidente na caverna têm seus nomes citados na notícia, menos M.R.A. Por que isso ocorreu no texto?
g) No texto há exemplos do uso do discurso direto. Cite alguns deles.
h) Cite um exemplo do uso do discurso indireto no texto.
Lembrem-se:
Qualquer dúvida, angústia, lamentação...podem me contatar pelas redes sociais ou por e-mail: sheilaaraujo@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário