quarta-feira, 1 de julho de 2020

Ed. Física - 6A, 6B, 6C, 7A, 8A, 8B, 8C, 9A, 9B, 9C, 9D


ATIVIDADE 5
Atividade para ser realizada durante o período de quarentena das aulas escolares provocado pela pandemia do COVID-19.

Educação Física

Esta atividade destina-se aos alunos de Educação Física :
da Professora Simone Manzoni do 6 A, 6 C, 8C, 9 C e 9 D
do Professor Junior do 6 B, 7A, 8 A, 8 B, 9 A e 9 B


Oi, genteeeeee...como vocês estão? Estamos com saudades de vocês....

Atividade: DANÇAS URBANAS; HIP HOP

Nessa atividade vocês deverão ler os textos e depois responder as perguntas. Em seguida acessar os links para visualizarem movimentos do Hip Hop  e depois escolher alguns movimentos para vivenciá-los, filmá-los e mandar  pra gente junto com o questionário (você realizando uns passinhos)...
Bora lá. Vocês conseguem amores...
Dica: Aumente o som para sentir cada batida da música; utilize roupas que o deixem à vontade (roupas e calçados confortáveis); faça o alongamento inicial; e bora la, use  sua criatividade e improviso!


DANÇAS URBANAS: O UNIVERSO DO HIP HOP
Texto 1
O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais.  É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias.  O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan), líder da Zulu Nation, é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap. Na cultura Hip Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio. Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos. Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida.  Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são:
• MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento;
• DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical;
• B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua
• Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”;

  RAP – A MÚSICA DO MOVIMENTO HIP HOP
Texto 2
A palavra rap, que tem como significados ritmo e poesia, é uma mistura de ritmos intensos, com rimas poéticas, integrando o contexto social, cultural e político onde está inserido. O rap também é composto por danças caracterizadas por movimentos rápidos e malabarismos corporais. No Brasil, o rap surgiu por volta de 1986, mais propriamente na cidade de São Paulo. Na década de 80, o rap não era bem aceito pelas pessoas em geral, pois era considerado um estilo de música muito violento e típico da periferia, somente na década de 90 ganhou força com as rádios e a indústria fonográfica, que passou a dar mais atenção a este novo estilo musical. O RAP é o estilo musical que envolve o movimento HIP HOP. Nesse estilo de música, podemos encontrar dois elementos: o DJ (disc jockey) pessoa responsável pelo som e; pela música ritmada, isto é, por criar técnicas eletrônicas nas músicas; e o MC (mestre de cerimônia), que historicamente é uma pessoa que discursava sobre as carências da população, os problemas econômicos e a violência nas favelas em cima de uma música de RAPB-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.


Agora responda:
• Por que a dança hip hop tornou-se tão popular?
 • O movimento hip hop não se manifesta apenas pela música. Justifique esta afirmação
• Quais são os quatro elementos que compõem o Hip Hop?
. O que é Rap? Do que é composto?

Se cuidem, amados.... um beijo bem grandão da professora Simone Manzoni e do professor Junior


10 comentários: