terça-feira, 9 de junho de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 6A, 6B e 6C- Professor Rodrigo (09/06/2020)

Atividade 09/06/2020 
Coerência e Coesão




*************************************

Atenção

Qualquer tipo de dúvida dos pais e/ou alunos será respondida por meio dos seguintes contatos:



Email: rpolice@professor.educacao.sp.gov.br

·         Ao entrar em contato na primeira vez, favor identificar-se com nome e série no campo “Mensagem”;
·         Responderei no horário de aula.




                              
Wattsapp (Exclusivo para alunos): 11997682188  

      
      ·         Ao entrar em contato na primeira vez, favor identificar-se com nome e série;
·         Responderei no horário de aula.






Google Classroom (Via CMSP): Ainda não disponível



BlogÉ usado apenas para postar o conteúdo, nunca para tirar dúvidas.


       ·         Como não há identificação nos comentários, não o utilizarei para tirar dúvidas por organização e segurança;
·         Desconsidere qualquer informação minha ou de quem for nos comentários do Blog.


*************************************

1. Orientações para a atividade:


  • Atividade para ser respondida no caderno;
  • A atividade será corrigida no retorno das aulas;
  • É necessário copiar as perguntas no caderno. Não necessita copiar os textos; 
  • Qualquer dúvida poderá ser enviada para o email: rpolice@professor.educacao.sp.gov.br ou pelo wattsapp;
  • Não é necessário imprimir;
  • As atividades serão postadas sempre neste blog de acordo com o cronograma da escola;
  • A correção será feita por meio de uma roda de conversas após o retorno das aulas;
  • Todas as atividades serão "vistadas" no retorno, portanto mantenha seu caderno e as lições em dia.


***


2. Atenção aos conteúdos do exercício:
(Coloquei os videos para orientá-los sobre os conteúdos)

  • CMSP:

Coerência e Coesão:






3. Atividade:
Leia a carta de reclamação abaixo e complete as palavras de acordo com o termo ao qual se referem:


__________________________

Prefeitura Municipal de Abreu e Lima - Pernambuco
Secretaria de Educação, Esportes e Lazer

Abreu e Lima, Pernambuco, 04 de outubro de 2018

Assunto: Qualidade da merenda escolar

Caro senhor secretário de educação, Jaime da Fonte Albuquerque:

    Meu nome é Eduarda, e eu sou estudante. Estudo na Rede Pública Municipal de Ensino e faço parte do Grêmio Estudantil da escola Municipal Valdir Chagas Leite, do bairro do Timbó, no município de Abreu e Lima- Pernambuco. Esta organização é formada por uma parte do corpo discente da escola e tem como objetivo ser um veículo para resolução de problemas e conflitos. Por esta razão, viemos por meio desta carta pedir providências de vossa senhoria para a resolução de um sério problema em nossa escola: a qualidade da merenda.
    A comida ofertada e distribuída pela secretaria municipal de educação é ruim e não possui o valor nutricional indicado. A variedade na alimentação também deixa a desejar. Muitas vezes, ela é pouca para a quantidade de alunos da escola. Além de ser escassa, seu valor nutricional não corresponde aos padrões nutricionais recomendados pelos nutricionistas. Há pouca fruta ou quase nenhuma, poucos grãos e fibras, a merenda se resume a bolachas salgadas ou doces e suco industrializado. 
Sabemos que, obrigatoriamente, todos os alunos, por lei estadual, devem ter assegurado o direito à merenda de qualidade, e eles devem ser respeitados. E por saber disso, procuramos vossa estimada pessoa para solucionar este problema.

Gratos pela atenção e desejosos por soluções,

Eduarda Mota,
Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Mun. Valdir Chagas Leite.


__________________________

Questão: Você deve ter observado o emprego de algumas palavras em destaque no texto. Após a leitura, relacione as palavras em destaque com o termo ao qual se refere. Siga o exemplo:


A. Eu: ___Eduarda___
B. Esta organização: _____________
C. A comida: _____________
D. Ela: _____________
E. Eles: _____________